Casamento provençal: decore sua festa com o charme da França

O estilo provençal deriva da cidade de Provença, na França, e traz o equilíbrio perfeito de peças rústicas, decoração romântica e as tradicionais cores do vintage.

Quer descobrir como preparar uma festa de casamento provençal? Então aproveite que o texto de hoje está recheado de dicas para você!

O que é o estilo provençal?

Esse estilo romântico e aconchegante tem suas raízes no início do século XVIII, baseando-se no estilo de vida dos camponeses que viviam na cidade de Provença, no sul da França.

O provençal se destaca pela presença de curvas sinuosas em seus móveis, além de motivos florais em tons pasteis de azul, verde, rosa e, claro o lilás, em referência aos grandes campos de lavanda que são característicos dessa região.

Além disso, estampas listradas e um ar de pompa e elegância delicada são comuns de serem encontradas em festas nesse estilo, que podem contar com docinhos típicos franceses e, claro, vinhos de todos os tipos.

 

Como preparar uma decoração provençal?

A decoração de um casamento provençal começa na escolha das cores, que pode contemplar a combinação de branco com o tom pastel de sua preferência.

É fundamental que essa escolha seja feita logo no início do planejamento, já que todas as outras peças de decoração dependerão dessa informação.

Objetos que ajudem a simular a mistura do rústico com o vintage dão o toque especial para a festa, e podem ser combinados com elementos em madeira, palha e cores terrosas na hora de compor o cenário.

Para os móveis, considere peças elegantes, sofisticadas e com detalhes únicos, sem se esquecer de acompanhar o que for definido para sua identidade visual.

Caso sua festa seja ao ar livre, o ideal é utilizar gazebos com cortinas delicadas e uma decoração amadeirada em conjunto com arranjos florais. Girassóis e lavandas, por exemplo, são ótimas escolhas para uma festa nesse estilo.

7 elementos para valorizar a decoração

Agora que você já conhece o básico da decoração provençal, que tal aproveitar de alguns objetos para incrementar no visual da festa?

Uma das grandes vantagens desse estilo é que o DIY (faça você mesma) é super valorizado, e pode entrar como ponto de personalização para sua festa.

O decoupage, por exemplo, ganha destaque na decoração provençal, e pode ser aplicada em superfícies de madeira e metal como molduras, latas decoradas e caixas.

Listamos abaixo 7 itens que podem compor cenários para fotos, mesa de doces e tudo o que sua criatividade mandar:

Gostou? O estilo provençal é bastante popular não apenas em festas de casamento, mas também em formaturas, noivados e até aniversários.

Quer saber mais sobre decoração de casamento? Então corra para nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas postagens diárias com peças e estilos exclusivos!