Casamento sustentável: como preparar uma cerimônia eco-friendly?

Os casamentos eco-friendly tiveram o seu momento de holofote em meados de 2010, quando o uso do papel reciclado ganhou força entre os designers e decoradores.

Agora em 2017, ano em que a cor Pantone é justamente o Verde Greenery, é hora de retomar o discurso do uso consciente dos recursos do planeta e preparar uma cerimônia 100% sustentável.

Está curiosa para saber como esse tipo de festa funciona? Então continue lendo e descubra tudo sobre os casamentos sustentáveis!

O que é um casamento sustentável?

Antes de mais nada, é preciso entender que a noção de sustentabilidade indica a possibilidade de aproveitarmos de todos os recursos que a natureza nos oferece sem causar danos ou esgotar as opções não renováveis do meio ambiente.

Em uma cerimônia de casamento, a sustentabilidade funciona com uma série de pequenas decisões que visem agredir o mínimo da natureza, como, por exemplo, evitando usar copos plásticos descartáveis para reduzir a produção de lixo na festa.

Pensando a decoração de um casamento sustentável

Optar por um casamento sustentável não significa que sua cerimônia tenha de ser minimalista ou sem charme e elegância.

A decoração de um casamento eco-friendly pede que você aproveite do melhor que a natureza tem a oferecer sem lhe causar prejuízos.

Desfrute das opções de aluguel de móveis, por exemplo, e combine a decoração com tecidos de matéria prima natural, sem o uso de tingimento artificial.

No lugar dos tradicionais arranjos de mesas, você pode colocar flores vivas plantadas em vasinhos, valorizando também a escolha de frutas orgânicas da estação para a mesa de buffet.

Para casamentos ao ar livre, gazebos de madeira são uma ótima opção, e combinam com praticamente tudo!

4 ações para um casamento sustentável de verdade

Como já explicamos, o foco de um casamento sustentável é justamente é o de não agredir o meio ambiente. Quer saber como adotar essas medidas em sua festa? Então aproveite as dicas que separamos abaixo:

  • Opte por um buffet que privilegie o uso de frutas, legumes e vegetais orgânicos da estação. Evite alimentos que tenham levado agrotóxicos ou sejam processados industrialmente.
  • Para as lembrancinhas de casamento, considere oferecer mudinhas de plantas para os convidados. Vale de tudo: pimentas, cactos, flores etc.
  • Evite arranjos com flores que precisem ser cortadas ou tiradas do caule para a decoração. Para esses casos, opte por materiais como palha, fitas de algodão, linho puro etc.
  • Busque um local propício para o casamento que não dependa de alterações no ecossistema para a realização de sua cerimônia. Quanto menos impacto sua festa causar no ambiente, melhor.
  • Aproveite também para reciclar: você pode usar potes de vidro que já tenha em casa para ajudar na decoração, por exemplo.
  • Começar o casamento mais cedo também é uma boa alternativa para evitar o desperdício de energia elétrica.
  • Busque empresas conscientes para a contratação no seu casamento. Pesquise bem sobre o histórico do cerimonial e, se preciso, agende uma conversa para entender a linha de trabalho adotada.

Gostou? Um casamento sustentável tem tudo para dar certo e ser a sua cara!

Quer saber mais? Aproveite também para conferir nosso texto sobre mesas variadas que podem revolucionar sua festa!