Commemorare: 25 anos de história e bom gosto

A Commemorare, hoje referência no design e aluguel de móveis de luxo, começou sua história em abril de 1995, esculpindo, com refino e bom gosto, uma trajetória invejável no mercado de mobiliário nacional.

Sem perder de vista os valores que deram origem à marca, a Commemorare completa, esse ano, duas décadas e meia de existência. Hoje, com um catálogo de mais de 50 mil peças exclusivas,  a empresa conta com inegável expertise na criação de peças, tendo dado o primeiro passo para seu legado como parte de um projeto pessoal de sua fundadora, Luciana Porto.

Luciana Porto sentada em uma de suas recentes criações, o sofá Fiuggi.

Em março de 1995, Luciana Gontijo Vasconcelos Porto escolheu desenvolver peças de mobiliário exclusivo para a festa de quinze anos de sua filha caçula. O evento, realizado no Automóvel Clube de Belo Horizonte, contou com a presença de nomes importantes da sociedade belorizontina. Não deu outra: o bom gosto de Luciana caiu nas graças da decoradora Helena Fonseca, da Flor de Estufa, quem solicitou o aluguel das peças e lançou a primeira fagulha do império que a Commemorare viria a construir.

Festa de 15 anos de Ana Florença com móveis exclusivos desenvolvidos pela mãe, onde tudo começou .

A Commemorare começou suas atividades em abril do mesmo ano, oferecendo o aluguel de móveis diferenciados para evento. Sua primeira sede foi no bairro Planalto, onde a empresa de locação de andaimes do marido de Luciana funcionava. Dois anos depois a Commemorare conseguiu um espaço exclusivo para seu funcionamento no bairro Olhos D’água.

Amadeu Scarpelli, cliente e amigo: “Luciana consegue inovar e misturar o clássico e moderno com muita habilidade, além de cumprir prazos e horários”

Quatro anos depois, em 2001, a economista Ana Florença, filha caçula de Luciana Porto, começou a atuar na área administrativa da empresa, investindo pesado na modernização da marca. Sistemas inteligentes de logística e gestão começaram a ser implementados, dando mais força para que a marca continuasse a crescer.

A filial do Rio de Janeiro surge em 2004, graças à expansão do negócio que permitiu a aquisição de uma área de seiscentos metros quadrados. Com a informatização, a Commemorare continuou a trilhar um legado de sucesso, conquistando, em 2012, um galpão de mais de 5 mil metros quadrados para a guarda de seus mais de 100 mil móveis para locação.

Em 2016, porém, um incêndio avançou sobre o galpão da Commemorare no Rio de Janeiro, pondo em chamas mais de 90% da empresa. A situação ficou difícil, mas a empresária Luciana Porto reuniu forças e voltou sua atenção para o que mais amava: o design de móveis exclusivos dotados de bom gosto e uma atemporalidade que só a Commemorare sabe mostrar.

Com o retorno para Belo Horizonte, a Commemorare mudou o perfil da empresa, saindo do aluguel para a venda de móveis. Contudo, a replicação ilegal dos móveis desenhados por Luciana lançou mais uma vez a necessidade de se reinventar e, em 2019, a Commemorare voltou para o aluguel de móveis, firmando presença como um dos maiores nomes da área de decoração.

Luciana no showroom da Commemorare: “Os clientes nos chamaram e o mercado me mostrou que voltar ao aluguel era um bom caminho a seguir”

Agora, em 2020, a Commemorare tem só um objetivo: proporcionar o melhor serviço de locação de móveis com designs exclusivos para seu evento. Conte com a gente, para que os próximos 25 anos sejam pautados em refino e bom gosto sob medida.