Como escolher os móveis ideais para sua festa

Os móveis são parte essencial da decoração de uma festa. Seja de casamento, aniversário, formatura ou qualquer outra comemoração, o mobiliário escolhido fará toda a diferença na hora de recepcionar bem os convidados. Pois, eles ajudam a criar um espaço harmônico e com uma identidade visual coesa.

Os móveis precisam ser confortáveis, para que as pessoas possam aproveitar a festa, e combinar com o estilo da mesma. Por isso, é necessário analisar vários fatores antes de decidir quais peças farão parte da sua decoração.

Quer saber mais sobre esse assunto? Nós preparamos um post especial com dicas de como escolher os móveis ideais para sua festa, confira:

Pense na identidade visual do evento

Antes de decidir quais móveis irão compor o ambiente da festa, é necessário escolher o estilo que ela seguirá e, a partir daí, criar a identidade visual da mesma. Uma festa pode ter um estilo clássico, rústico, tropical, minimalista, boho chic, entre vários outros. Em alguns projetos é possível encontrar uma mistura de estilos, inclusive.

O mais importante é que haja uma harmonia entre todos os elementos escolhidos para a decoração, incluindo os móveis. Isso é o que proporcionará a criação de uma identidade visual coerente. Ou seja, o convidado conseguirá perceber a identidade e singularidades do evento do momento que entra na festa até a saída. Os móveis são essenciais para criar essa harmonia, por isso é preciso pensar em como eles irão combinar com todos os outros detalhes da festa.

Por exemplo, em uma festa Boho Chic utilizar móveis com acabamento rústico é uma forma de remeter as referências desse estilo e de conectar com os outros itens da decoração. Assim, os convidados se sentirão bem recepcionados, em um ambiente harmônico e de bom gosto. Já, em uma decoração industrial, a mistura de móveis de metal e de madeira é uma marca registrada do estilo.

Escolha itens de acordo com a paleta de cores da festa

A paleta de cores da festa também é muito importante para criar a identidade visual do evento, ela pode ser neutra, mais vibrante ou uma mistura dos dois. Entretanto, é essencial ficar atento para a combinação delas, principalmente para não criar um ambiente com excesso de informações e que não seja cansativo visualmente.

Ao escolher quais móveis serão utilizados, sempre tenha a paleta de cores em mente. Às vezes a peça tem tudo a ver com o estilo da festa, mas a cor não combina com os tons da paleta escolhida, por exemplo, e isso pode afetar muito no resultado final do projeto de decoração.

Os móveis não precisam ser apenas em cores neutras, pelo contrário, eles podem dar o toque de cor que faltava para a sua festa. Por exemplo, em uma decoração toda em branco, é possível deixar o ambiente mais sofisticado e elegante utilizando móveis dourados.

Leve em consideração o local da festa

O espaço onde a festa será realizada não pode ser deixado de fora na hora de escolher os móveis. Obviamente, é preciso saber as medidas do local e como cada peça de mobiliário se encaixará no ambiente, mas não é só nisso que lugar irá influenciar. É importante pensar nas características específicas que cada espaço demanda, se o elementos presentes no local farão parte da decoração e se os móveis harmonizam com eles.

Se o casamento for na praia, um estofado de veludo pode não ser a melhor escolha, optar por um tecido mais leve seria mais adequado, principalmente por causa do clima quente. Um lounge composto por estofados de linho e coberto com ombrelones, permitirá com que os convidados se refugiem do sol em um espaço confortável e relaxante.

Se o salão de festa tem um espaço reduzido, você pode usar mesas retangulares longas, para acomodar os convidados, ao invés das mesas redondas. Esses detalhes podem parecer pequenos, mas fazem toda a diferença na decoração.

Verifique o acabamento e qualidade dos móveis

Verificar o acabamento e a qualidade dos móveis que serão alugados para a festa parece uma dica óbvia, entretanto, muitas vezes as pessoas acabam se esquecer de checar esses itens.

Assim como é importante que o design, a cor e o estilo de cada móvel combinem com a decoração, também é essencial que este seja feito com uma material de qualidade, seja resistente e esteja em bom estado. Por isso, antes de se decidir, confira os detalhes da peça, para evitar dor de cabeça e imprevistos na hora da festa.

Não se esqueça da ergonomia e conforto

Outro detalhe importante – no caso de cadeiras, bancos e estofados – é que eles sejam confortáveis, não deixe de analisar a ergonomia e a qualidade dos estofados. Ter um espaço para relaxar, com conforto, ajudará com que todos consigam aproveitar a festa ao máximo e se sintam bem acolhidos. Afinal, imagine passar horas na pista de dança e depois ter que sentar em uma cadeira desconfortável.

Estilo e qualidade devem andar juntos

Como você pôde perceber nesse artigo, para escolher os móveis ideais para a sua festa, dois fatores precisam andar juntos: o design e a qualidade. Não é possível abrir mão da qualidade para ter uma peça bonita ou vice-versa.

O design de cada móvel é essencial para criar uma decoração de bom gosto e que tenha uma identidade visual coerente, criando um espaço aconchegante e harmônico. Por outro lado, a qualidade dos móveis garantirá o conforto dos convidados e evitará imprevistos na hora de montar a decoração.

Criados com cuidado e dedicação, os móveis Commemorare ficaram conhecidos por sua qualidade e por seu design, sempre de bom gosto e atualizado com as principais tendências na área. Nós somos a única empresa a criar coleções de móveis exclusivas para festas e eventos, conheça o nosso portfólio completo.