Decoração dourada para casamentos

Associado ao sol,  ao ouro e ao brilho, o dourado é o tom escolhido para a decoração do casamento de muitos casais que desejam comemorar sua união com um estilo clássico e elegante.

A decoração dourada remete ao luxo e ao glamour da nobreza. Se combinado da forma certa, o dourado permite a criação de composições deslumbrantes, que encantarão os noivos e todos os convidados.  Ele pode ser utilizado em vários detalhes, desde os móveis até nos docinhos da festa.

Tons neutros com dourado

Uma preocupação de muitas noivas, ao escolherem o dourado, é de que a decoração fique muito chamativa ou com informações demais. O dourado é uma cor opulente e, para evitar excessos, o segredo é combiná-lo com tons neutros para compor a paleta de cores do casamento.

O dourado combina com tons mais claros, como bege ou branco. Ele pode ser usado também com azul ou tons de marrom que, apesar de serem cores escuras, são básicas e não deixarão a decoração pesada. Para criar um estilo mais romântico, use o dourado com tons de rosa claro, essa combinação fica linda, principalmente em cerimônias ao ar livre.

Vermelho com dourado

Para os casais que querem apostar em uma decoração mais ousada, mas ainda assim sofisticada e elegante, combinar o vermelho com dourado é uma ótima opção.

O cuidado com o excesso continua necessário e, para criar um equilíbrio entre esse dois tons fortes, é aconselhável usá-los em conjunto com o marrom. Por exemplo, colocar arranjos com flores vermelhas em vasos dourados, em mesas de madeira, com toalhas em bege, caramelo ou marrom. Use o vermelho nos detalhes.

Preto com dourado

Outra alternativa para fugir do óbvio é combinar o dourado com preto. Os dois são tons que remetem a elegância e funcionam muito bem em conjunto. O preto pode ser usado nos forros da mesa, guardanapos e forminhas dos doces, por exemplo.

Mais uma vez, o toque de cor fica nos detalhes da festa e, certamente, ajudará a criar uma decoração glamourosa, mas diferenciada.

Velas na decoração

Além de deixarem a cerimônia com um ar mais romântico e elegante, a iluminação das velas, quando refletida na decoração dourada, cria um jogo de luzes muito bonito.  Elas podem ser colocadas em castiçais dourados na mesa ou penduradas em lustres do mesmo tom.

Decoração com lâmpadas de led

O dourado não precisa estar somente nos móveis ou nos objetos, o tom pode aparecer na iluminação também. Uma tendência cada vez mais forte é o uso de pequenas lâmpadas de led para montar arcos, cortinas ou, até mesmo, passarelas iluminadas.

Elas dão a sensação de que o espaço está iluminado em dourado, além de criarem um ambiente aconchegante e extremamente charmoso. Os convidados vão amar esse detalhe, principalmente para as fotos.

Mobiliário em dourado

O dourado não precisa estar somente nos detalhes da decoração, é possível utilizar móveis em dourado, como mesas, cadeiras, aparadores e apoios de bar. Combine-os com forros e estofados em tons claros e arranjos de flores com folhagens, o verde das folhas tem tudo a ver com esse tipo de decoração e dá um toque final de harmonização.

Para criar uma decoração mais clássica invista em móveis que remetem ao estilo vintage. Mas, se você quiser dar um toque mais moderno ao ambiente também existem várias opções de móveis nesse tom, que seguem  esse estilo. Nem todos precisam ser em dourado, você também pode utilizar móveis em madeira ou brancos.

Lustres clássicos

A decoração dourada remete ao clássico e ao luxo, por isso o lustre não pode ficar de fora dela. Imponente, esse é o tipo de peça que faz toda a diferença em um  ambiente.

Os lustres mais tradicionais, que seguem o estilo daqueles utilizados na maioria dos palácios europeus, combinam com esse tipo de decoração. Alguns possuem lâmpadas em formato de velas, ajudando a criar uma atmosfera mais elegante.

Dourado na decoração do bolo e docinhos

O dourado pode ser inserido em vários itens da decoração, incluindo o bolo de casamento e os docinhos. Tradicionalmente feito todo em branco, o bolo por ser decorado com detalhes em dourado, na cobertura ou em flores comestíveis pintadas, por exemplo. Para aqueles que querem algo mais ousado, pode-se optar por um bolo todo em dourado.

Use forminhas douradas para colocar os docinhos, e coloque os bem-casados em embalagens nesse tom.  Além disso, o dourado também pode estar presente nos enfeites de alguns dos doces.

Molduras douradas

Usar molduras para decorar casamentos é uma tendência forte. Normalmente, elas são colocadas nas mesas dos convidados ou, em tamanhos maiores, na entrada da recepção, com uma foto ou mensagem do casal.

Algumas pessoas colocam um quadro negro emoldurado, por exemplo, com uma frase inspiradora ou somente o nome ou iniciais dos noivos. Para seguir o tema dourado da festa, opte por molduras nesse tom, elas podem ser mais simples ou elaboradas, dependendo do gosto do casal.

Dourado nas louças e talheres do casamento

Para dar um toque final na decoração em dourado, não podemos esquecer dos pratos, talheres e louças que serão usados no casamento. As opções são diversas, você pode escolher itens em dourado ou somente com pequenos detalhes nessa cor.

Por exemplo, pratos brancos com a borda dourada e taças de cristal com o mesmo detalhe, as bandejas da mesa de  doces também podem seguir essa linhas. Outra alternativa é usar a louça branca combinada com guardanapos em dourado.

Não é necessário que todos os itens sejam nessa cor, pelo contrário, é interessante que haja uma mistura com tons neutros, como já mencionamos. Analise o conjunto da decoração em um todo para que todos os itens estejam em harmonia.

Linha D’oro da Commemorare

Toda em dourado, a linha de móveis D’oro da Commemorare tem o mobiliário perfeito para esse tipo de decoração. Criada com um design inovador e exclusivo, ela conta com cadeiras, mesas, apoio de bar, banco, entre outros móveis, que deixarão o ambiente muito mais elegante. Confira no nosso site.