Dez dicas essenciais para a decoração de casamentos na praia

Realizar o casamento na praia é o sonho de muitos casais, que querem eternizar esse momento tão especial com um cenário paradisíaco de fundo. Praias exuberantes não faltam no nosso litoral, e, diferente do que muitos pensam, é possível fazer decorações diversas na praia, sem a necessidade de se prender a apenas um estilo.

Os noivos podem escolher, por exemplo, entre um casamento “pé na areia”, onde a cerimônia é realizada na praia ou optar por fazer a celebração em um píer ou em um hotel de frente para o mar. Independente da escolha, uma coisa é certa: realizar um casamento na praia demanda um longo planejamento e é fundamental começar a pensar na decoração com bastante antecedência.

Quer saber mais sobre como planejar a decoração de um casamento na praia? Confira as dicas que separamos para você, no nosso post.

  1. Definição do local

Casar na praia não significa fazer uma celebração na areia, existem outras opções, como mencionamos acima. Portanto, o primeiro passo para começar a planejar a decoração é decidir o local do casamento, feito isso é preciso verificar as condições do local e a disponibilidade de datas. Se o casamento for realizado em uma praia pública, é necessário solicitar uma autorização junto da prefeitura.

O projeto da decoração irá variar de acordo com a escolha do local, para que o decorador possa adequar os desejos dos noivos com o que o espaço oferece. Por exemplo, em uma cerimônia em um hotel, ele conta com uma infraestrutura maior, enquanto que na praia é preciso pensar em outras particularidades.

O mar, a areia e a vegetação local tornam-se parte da decoração e devem ser incluídos no projeto para o grande dia. Em casamentos “pé na areia”, o mar serve como pano de fundo para a celebração e essa beleza natural merece destaque. Por isso, é comum optar por uma decoração com menos elementos, ressaltando a beleza da natureza.

Se o casamento for um “destination wedding”, que é quando a celebração é realizada em um local distante da cidade em que o casal mora, é aconselhável enviar um “save the date” para os convidados, com pelo menos seis meses de antecedência. Para que eles possam confirmar a presença e programar a viagem. Isso também facilita com que o cerimonial tenha uma ideia mais precisa do número de pessoas que comparecerão ao evento.

  1. Melhor época para casamentos na praia

O melhor período do ano para casamentos na praia é na primavera, entre setembro e novembro, pois nessa época a temperatura é mais amena e há uma movimentação menos elevada de turistas.

Outro fator importante é checar a previsão do tempo antes de marcar a data para o casamento. A chuva é sempre um risco que se corre com cerimônias realizadas a céu aberto, por isso é interessante montar um plano B. Uma dica é alugar um salão de festas perto da praia.

O sol forte é outra preocupação quando o assunto é casamento na praia, é recomendável evitar os horários entre 12h e 14h. Às 16h é um horário ideal, assim o casal terá a oportunidade de celebrar a sua união durante o pôr do sol. Além de deixar a cerimônia muito mais romântica, as fotos ficarão deslumbrantes.

  1. Decoração da cerimônia

Para casamentos onde a cerimônia será realizada na praia, é necessário pensar na criação de um altar e como os convidados serão acomodados. Algumas ótimas opções para decorar o altar são um arco de flores ou um gazebo, que pode ser adornado com arranjos de flores ou folhagens e tecidos esvoaçantes.

  1. Caminho dos noivos

Para fazer o caminho dos noivos, o tradicional tapete vermelho pode ser substituído por um tapete em um tom mais claro. Outra opção é utilizar peças de tapeçaria, no estilo persa, que darão um toque mais colorido a celebração. Alguns casais preferem dispensar o tapete e  marcar o caminho com arranjos de flores ou velas, nas laterais, e até itens que remetem a praia, como estrelas do mar, para criar uma cerimônia mais despojada.

  1. Assentos para os convidados

Para os assentos dos convidados, a dica é utilizar cadeiras de madeira rústica, que podem ser enfeitadas com flores ou tecidos leves, como o voil. Outra excelente opção é utilizar bancos, eles acomodam um número maior de pessoas e podem ser acompanhados de almofadas, que garantem o conforto dos convidados e ainda deixarão a decoração mais charmosa.

Uma ótima dica é deixar leques distribuídos em todos os assentos. Eles servirão como uma lembrancinha para os convidados e ajudarão a aliviar o calor durante a cerimônia.

  1. Decoração da festa

Não é porque o casamento é na praia que os noivos estão confinados a seguir apenas um estilo de decoração, pelo contrário as opções são diversas. É possível criar diferentes projetos, de acordo com as preferências de cada casal, por isso o trabalho de um decorador é essencial nesse momento. Ele saberá como adequar os desejos dos noivos com as necessidades específicas para estruturar um evento a beira-mar.

Os tons claros e pastéis são predominantes nesse tipo de festa de casamento, mas também é possível criar decorações coloridas, com um toque mais vibrante. Móveis de bambu, tecidos de fibra natural, folhagens e detalhes que remetem a praia, como conchas e estrelas do mar, são comumente utilizados na decoração.

Se a festa acontecer à noite, é importante pensar na iluminação, que pode ganhar um toque mais romântico com o uso de velas e varais de luzinhas.

  1. Flores

Para os arranjos de flores, uma dica é criar arranjos aéreos com pergolados. Na hora de escolher as flores, é necessário ficar atento se elas são resistentes ao calor, para que durem até o final da festa. Flores tropicais como gérberas, margaridas, girassóis, mosquitinhos e astromélias são ideais.

  1. Mesas

Para criar uma recepção de bom gosto e aconchegante, uma grande tendência é utilizar as mesas comunitárias. Elas facilitam a interação entre os convidados e dão um ar mais intimista ao ambiente.

  1. Lounges

Não se esqueça de criar espaços com sombra para que os convidados possam se refugiar do sol. Você pode colocar lounges, com sofás e poltronas confortáveis, cobertos com ombrelones. Assim, proporcionará um ambiente onde os convidados poderão relaxar e conversar.

  1. Cantinho do refresco

Outra dica é criar o cantinho do refresco, separado do espaço do bar, ele será um local onde os convidados possam pegar bebidas geladas, prontas para serem servidas, como água de coco e sucos naturais para se refrescarem. Para dar um toque a mais na decoração, invista em belas suqueiras, já que elas ficarão dispostas na mesa.

 

Coleções de móveis Commemorare ideais para casamentos na praia

A Commemorare conta com várias coleções de móveis perfeitas para deixar a decoração de casamentos na praia ainda mais bonitas. Confira:

Coleção Verano

Inspirada na estação mais quente do ano, a coleção Verano é composta de móveis em branco. Eles foram pensados para adicionar leveza e aconchego aos ambientes, em contraste com as cores tropicais dessa época. O gazebo Vêneto e o genuflexório Splendore são ideias para uma cerimônia à beira-mar.

Coleção Bambu

Como mencionamos, é interessante inserir elementos naturais na decoração de casamentos na praia. A coleção Bambu oferece essa possibilidade, com móveis feitos com esse material. O banco Bambu Rapallo, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para acomodar os convidados, durante a cerimônia. Já a Day’s Bed Firenze pode ser utilizada no lounge da festa, os convidados irão amar.

Você quer conhecer estas e outras coleções da Commemorare? Confira o nosso portfólio completo.