Móvel com cupim: como recuperá-lo?

Grãozinhos de madeira começaram a aparecer pelo chão? Prepare-se: podem haver cupins em sua mobília!

O cupim é um inseto alado bastante popular no Brasil, e sua alimentação é toda à base de celulose, o que inclui a madeira utilizada em alguns móveis. Quando há uma infestação, o ideal é chamar profissionais especializados na dedetização desses insetos, mas também existem algumas medidas simples que você pode tomar para restaurar sua mobília:

  • Caso as estruturas da peça não tenham sido comprometidas, é possível utilizar uma espécie de massa conhecida como Massa F12. Esse material é indicado para calafetar assoalhos e preparar superfícies de madeira, podendo ser uma boa alternativa na recuperação de seu móvel.
Cartela de cores massa F12
  • Outra alternativa é remover as peças mais danificadas da mobília e substituí-las por novas, lixando as estruturas e realizando uma nova pintura para uniformizar.
  • Por fim, após a remoção dos insetos, é possível preencher os buraquinhos deixados com cera de abelha ou mesmo misturas de serragem e cola, a depender do tipo de madeira utilizada no móvel. Em todo caso, após a aplicação, será necessário lixar para manter a superfície lisa.