Vale a pena marcar assentos em uma festa de casamento?

É comum acreditar que um plano de assentos é algo irrelevante em uma festa de casamento.

Grande parte dos noivos imagina que seus convidados encontrarão seus lugares com naturalidade, e que ao longo da festa poderão se arranjar de maneira ideal.

Apesar de ser verdade, a alternativa de não marcar assentos pode gerar uma série de mal-entendidos, além de complicar para grupos de amigos maiores ou famílias que fazem questão de sentar juntas.

Quer saber mais sobre o planejamento de assentos para seus convidados? Então continue lendo porque no texto de hoje daremos uma série de dicas para deixar sua festa mais organizada!

Marcar ou não os lugares?

Marcar lugares pode otimizar o aproveitamento das mesas em sua festa, além de garantir uma recepção bem mais organizada e sem disputas pelo “melhor assento” da noite.

Em contrapartida, a marcação pode acabar juntando pessoas com pouca afinidade, ou fazer com que alguém se sinta preferido por estar em determinado lugar.

Por conta disso, a escolha de marcar ou não lugares dependerá do perfil dos noivos e da quantidade de convidados que você pretende chamar. Mini weddings com menos de 50 convidados, por exemplo, têm mais chances de funcionar sem um esquema de assentos pré-estabelecido do que aquelas que contam com mais de 200.

Mesas convidados
Móveis Commemorare

Como preparar as mesas para os convidados?

O primeiro passo para organizar mesas marcadas é separar uma lista com os nomes de todos os seus convidados. Liste-os segundo a afinidade, agrupando pessoas que se conhecem, casais, famílias etc., sempre cuidando para marcar aqueles que, por algum motivo, não podem se sentar juntos.

Depois é hora de conversar com o cerimonial e buscar mesas e cadeiras que sejam capazes de abrigar os grupos selecionados.

Lembre-se que é sempre possível optar por diferentes estilos e formatos de mesas para seu casamento, bastando combiná-los à proposta de sua festa.

Você pode, por exemplo, usar mesas longas e retangulares para grandes grupos de convidados – como a família dos noivos –, e pequenas mesas circulares para casais, colegas de trabalho etc.

Mesa Família Mesa convidados
Móveis Commemorare

Assim que o mapa de convidados estiver definido, é hora de escolher a marcação ideal para cada mesa.

Nessa hora o que manda é sua criatividade: arranjos florais, cartões com nomes, mapas a serem distribuídos, fitas amarradas às cadeiras, marcadores nos guardanapos e fotografias são apenas algumas opções para se considerar!

O importante é que a identificação seja fácil para os convidados, e que sua festa de casamento esteja exatamente como você sonhou.

4 dicas para quem optou por marcar os lugares

  • Pode ser uma boa ideia separar mesas especiais para crianças e adolescentes;
  • Leve em consideração a personalidade dos seus convidados: pessoas tímidas ou introvertidas terão mais dificuldade na hora de conversar com estranhos em suas mesas;
  • Para além das cadeiras, invista também em áreas de socialização para sua festa. Poltronas e puffes ajudam a quebrar o gelo!
  • Mesmo que você passe dias organizando os lugares, lembre-se sempre de que há a possibilidade de seus próprios convidados mudarem suas cadeiras de lugar.

Gostou? Quer ter certeza de que está tudo pronto para o grande dia? Então aproveite e confira agora nossa checklist de casamento!